INNATO - Auditorias e CertificaçõesINNATO - Auditorias e CertificaçõesINNATO - Auditorias e Certificações

A ISO 14.001 é uma norma internacional que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). 

O SGA é uma estrutura criada para que uma organização possa controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as suas operações e negócios.

Quando uma empresa implanta os requisitos da norma pode obter o Certificado ISO 14001. Este certificado é fornecida por empresas acreditas para realizar auditorias de certificação e atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando, assim, seus produtos e sua marca.

A implantação de um SGA resulta em benefícios tanto corporativos quanto financeiros, desde a melhoria do relacionamentos com as partes interessadas até a obtenção de custos reduzidos através da adoção de práticas ambientalmente corretas e facilidades na obtenção de recursos junto à agentes oficiais de créditos.

Entre os benefícios de um SGA para meios de hospedagem destacam-se a redução do consumo de água e energia elétrica, redução de resíduos, incremento da satisfação dos hóspedes e melhoria da imagem do hotel perante a sociedade.

A NBR 15.401 é uma norma nacional elaborada especificamente para normatizar a implantação de um Sistema de Gestão da Sustentabilidade nos meios de hospedagem.

A norma especifica os requisitos relativos aos meios de hospedagem, permitindo as organizações formular uma política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informações referentes aos impactos ambientais, socioculturais e econômicos significativos.

Do ponto de vista ambiental, ela contribui na manutenção da qualidade ambiental dos atrativos turísticos.

Do ponto de vista econômico, ela proporciona um diferencial de marketing, gerando vantagens competitivas para os meios de hospedagem e facilitando o acesso a novos mercados, principalmente o internacional.

Nas esferas social e cultural, estimula boas condições de trabalho, enfatiza a preservação do patrimônio cultural e promove o respeito aos direitos dos trabalhadores e comunidades locais.

Após implantação do sistema o meio de hospedagem pode ser auditado e receber a certificação por empresa acreditada pelo INMETRO.