INNATO - Segmentos 1 INNATO - Segmentos 2 INNATO - Segmentos 3

Há uma grande quantidade de ações sustentáveis que podem ser adotadas para ajudar no combate ao processo de aquecimento global e, neste sentido, a preservação e a recuperação dos recursos naturais aliadas a práticas sustentáveis apresentam-se como alternativas com o melhor custo-benefício e de maior eficácia. Como parte destes esforços, foi desenvolvido o Programa CARBONOFF, subdividido em SEGMENTOS, que visa mensurar as emissões de GEEs de localidades, pessoas físicas, empresas, organizações e eventos que estejam interessados, e providenciar a compensação dessas emissões com a execução e monitoramento, por um prazo específico, do cultivo de espécies arbóreas nativas visando a recuperação de áreas de mata ciliar e cursos d’água.

A atribuição do Certificado e do Selo à empresa que compensa suas emissões serve para comunicar aos seus stackeholders que esta atende aos padrões socioambientais requeridos para sua concessão. O certificado evidencia o período compensado, o número do certificado que autentica a compensação, uma breve descrição do Programa e o endereço eletrônico para o rastreamento de todas as atividades relacionadas a esta compensação, possibilitando a transparência necessária para a credibilidade de todo o ciclo de ações.

Programa INVENTÁRIO CARBONOFF

O inventário é a fase inicial do programa onde é realizada a quantificação detalhada de todas as emissões e suas respectivas origens, obedecendo a critérios metodológicos internacionais, desenvolvidos e utilizados por instituições como o IPCC, MCT, MMA, DEFRA e EPA. Qualquer empresa, independente do porte e categoria, poderá inventariar suas emissões em determinado período e optar em compensar essas emissões ou simplesmente fazer a gestão desse resultado dentro do seu sistema de gestão ambiental, utilizando-o como meta a ser reduzida em período subsequente.

Programa BEM RECEBER CARBONOFF

      

Este programa foi idealizado, dentro do Programa DESTINO TURISMO CARBONOFF, para atendimento aos agentes envolvidos de forma direta no ciclo conhecido como Trade Turístico. Os agentes que fazem parte deste programa são:

  • Meios de Hospedagem: hotéis, pousadas, hospedarias e outros;
  • Comércio: restaurantes, bares, cafés, supermercados, lojas, lavanderias, atrações turísticas e outros;
  • Serviços: agencias de turismo e viagens, locadoras de veículos e outros;
  • Hóspede: o hóspede que, voluntariamente aderir ao programa, compensará as emissões referentes ao deslocamento da origem ao destino e respectivo retorno. O hóspede participante ganhará um selo autocolante pela adesão ao programa.

Programa BEM PRODUZIR CARBONOFF

Consiste na compensação das emissões efetuadas durante a produção de produtos manufaturados, podendo ser de apenas um produto ou de toda a empresa. Tem como agentes principais as indústrias e fábricas. De acordo com o Supply Chain Report 2011, mais de 50% das grandes empresas e 25% dos seus fornecedores declararam ter alcançado redução de custos como resultado de atividades de gestão de carbono. Ainda segundo o relatório, 86% das companhias apontaram benefícios comerciais em trabalhar com os seus fornecedores para melhorar o desempenho, além de aumentar seu retorno de investimento em mais de 46%.
Para mais informações: http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/controle-de-emissoes-entre-os-fornecedores-difunde-se-nas-companhias/

Programa EVENTO CARBONOFF

Tem como agentes principais as empresas organizadoras de eventos, feiras, festivais e shows. Consiste na realização de um inventário prévio, com volume de emissões baseado em projeções informadas pela organizadora do evento.

Programa BEM EDUCAR CARBONOFF

Devido à suscetibilidade comprovada das crianças ao plantio de árvores, a empresa INNATO desenvolverá, com recursos advindos do próprio Programa CARBONOFF, um programa de educação ambiental onde o objetivo principal é desenvolver os itens conceituais de meio ambiente, sustentabilidade, recursos naturais não renováveis, fauna, aquecimentos global, GEEs, resíduos e práticas voltadas a recuperação de matas ciliares e plantio de árvores nas áreas verdes das escolas ou em seu entorno. O público alvo deste programa são os alunos de escolas de ensino fundamental localizadas no eixo turístico das hortênsias. Os alunos, após fase de conscientização e sensibilização, serão multiplicadores desses preceitos em seus lares, atingindo a família como extensão do programa às comunidades.

Programa DESTINO TURISMO CARBONOFF

Tem como proposta certificar uma localidade, cidade ou até mesmo uma região, em um DESTINO TURISMO CARBONOFF através da realização do inventário e compensação das emissões de CO2 dos agentes envolvidos com base no Programa BEM RECEBER CARBONOFF.

Objetivos

  • Tornar a localidade, cidade e/ou região aderentes ao DESTINO TURISMO CARBONOFF num ambiente responsável pelas suas emissões de GEEs;
  • Educar, conscientizar e sensibilizar os envolvidos sobre as causas e efeitos das mudanças climáticas;
  • Melhorar a imagem da empresa com seus stakeholders.

Os agentes
Os agentes que fazem parte deste programa são os meios de hospedagem, restaurantes, bares, cafés, agências de turismo e atrações turísticas.

Certificação
Para que a localidade seja certificada é necessário que as metas de inventários e compensações, definidas em conjunto com os agentes envolvidos sejam alcançadas e revalidadas periodicamente. Após a meta ser atingida, cada estabelecimento comercial receberá um selo de participação no programa DESTINO TURISMO CARBONOFF.

Atividades socioambientais
Parte dos recursos deste programa será destinada ao Programa BEM EDUCAR CARBONOFF que será desenvolvido nas escolas da localidade.

Contribuições

  • Estimular a sociedade organizada a tomar atitudes efetivas no intuito de minimizar o impacto de suas atividades socioeconômicas sobre o meio ambiente e contribuir com o manejo racional dos recursos naturais;
  • Proporcionar, aos clientes do Programa, uma oportunidade de colaborar de maneira direta e pontual com os esforços de recuperação de ecossistemas;
  • Mensurar as emissões dos Gases do Efeito Estufa (GEE’s) por pessoas físicas, empresas, organizações e eventos e elaborar o inventário, com apresentação de sugestões de ações práticas para redução das emissões;
  • Permitir as empresas à comparação da evolução de suas emissões com os demais indicadores ambientais e a tomada de ações melhor direcionadas;
  • Promover a compensação das emissões com a recuperação de áreas degradadas;
  • Estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa para geração de conhecimento a partir das experiências do programa, em seus vieses biológico, ecológico, social e econômico.