CarbonOff - Inventário

INVENTÁRIO

O inventário é a fase onde realizamos uma quantificação minuciosa de todas as suas emissões e suas respectivas origens. Obedecemos a critérios metodológicos internacionais, desenvolvidos e utilizados por instituições como o IPCC, MCT, MMA, DEFRA e EPA.

Compensação

COMPENSAÇÃO

A recuperação se restringe às áreas de proteção permanente – APPS (resolução CONAMA nº 303, de 20/03/2002) e se dará com o cercamento da área e plantio de mudas de espécies arbóreas nativas da região e adequadas às características do local. Atualmente as recuperações são realizadas na Bacia do Rio do Sinos e contam com a parceria do Comitesinos, Emater e Sindicatos Rurais na seleção dos proprietários atendidos, realização de contatos e mapeamento das áreas. O potencial de absorção de CO2 pela floresta ciliar foi obtido com a utilização de cálculo mundialmente consagrados e dados extraídos de estudos fitossociológicos regionais.

CarbonOff Certificação

CERTIFICAÇÃO

Como comprovante de sua compensação a empresa recebe um certificado. Este documento contém o nome da empresa, o total de  emissões compensadas, o período compensado e o número identificador único de seu processo de compensação, uma breve descrição do Programa e o endereço eletrônico para o rastreamento de todas as atividades do Programa relacionadas a esta compensação, possibilitando a transparência necessária para a credibilidade de todo o ciclo de ações.

CarbonOff - Selo

SELO

Juntamente com o certificado, ao realizar a compensação de suas emissões, a empresa recebe o direito do uso de um selo de certificação do Programa CARBONOFF, conforme seu SEGMENTO. A atribuição do selo ao produto ou serviço da empresa que compensar suas emissões, serve para comunicar ao seu consumidor que este atende aos padrões socioambientais requeridos para sua concessão.

CarbonOff - Monitoramento

MONITORAMENTO

Para termos a segurança de que nossas compensações sejam efetivas, os plantios são monitorados mensalmente por um período inicial de dois anos e, posteriormente, a cada 12 meses. Neste monitoramento são acompanhadas a sobrevivência e o crescimento das mudas, o replantio ressarcitório das perdas eventuais, a manutenção das cercas e outras atividades necessárias ao estabelecimento de nossas florestas.